A TBL consiste em uma abordagem que foca na produção colaborativa do conhecimento, durante a resolução de uma situação-problema, por grupos previamente formados pelos professores, de 5 a 7 estudantes. No geral, O TBL é composto por três (3) etapas: 1. Preparação; 2. Garantia de Preparo; 3. Aplicação de Conceitos. Na Preparação, os estudantes realizaram atividades denominadas “pré-classe”, que serão divulgadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, sendo realizadas em formato híbrido (presencialmente e a distância). As atividades “pré-classe” consistem em: estudo individualizado dos conteúdos didáticos selecionados e indicados pelo professor, participação em debates, conferências, realização de oficinas, etc. Na sequência, a fase denominada Garantia de Preparo, que ocorre presencialmente, consiste da verificação, por parte do professor, se o estudante está preparado para realizar tarefas individuais (questionários, enquetes, jogos, etc), contribuir com o seu grupo e aplicar os conhecimentos adquiridos até o momento. Na última etapa, Aplicação de Conceitos, também presencialmente, é o momento em que os estudantes reunidos em grupo devem aplicar os conceitos adquiridos para resolver as situações – problema apresentadas pelo professor.
Categorias: metodologia