Por sua vez, a Aprendizagem Vivencial (AV) representa o “pano de fundo” da metodologia proposta desse curso, já que os professores consideram o Ciclo de Aprendizagem Vicencial (CAV) de Kolb (1997), para construir a proposição das situações-problema apresentadas no decorrer dos componentes curriculares. Diante disso, desde a etapa de Preparação, são apresentadas, para os estudantes, oportunidades de experimentação, a fim de que esses possam envolver-se nas atividades propostas pelos professores, realizar análises críticas e recorrer aos seus conhecimentos prévios (inclui-se: experiências vividas, informações do seu cotidiano e do mercado).
O CAV consiste em um ciclo contínuo de aprendizagem composto por 4 estágios (quadro 02): Experiência Concreta (EC), Observação Reflexiva (OR), Conceitualização Abstrata (CA) e Experimentação Ativa (EA).
Diante desses estágios, a aprendizagem vivencial é estimulada pelos professores do curso por meio de 5 etapas: Vivência, Relato, Processamento, Generalização e Aplicação.